Ola suas lindas, tudo bom? Vou falar um pouco sobre alguns mitos e verdades sobre o cuidado com o nosso cabelo. Sempre ficamos como aquela duvida, "será que to fazendo corretamente?" , principalmente nos mulheres, se preocupamos demais com o nosso cabelo, eu particularmente penso que o cabelo muda o visual da pessoa.
Então quer conferir e tira um pouco nossa duvida? Então vem comigo! *-*
1- Escovas de cerdas naturais dão mais brilho ao cabelo?
Verdade! As escovas com cerdas naturais, além de fazer um polimento mais fiel da fibra, distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, que a gente tem mais acentuada no couro cabeludo, resultando em um brilho ainda maior que as escovas de cerdas sintéticas. A pessoa deve passar a escova de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo para as pontas do cabelo.
2- Lavar os cabelos com água quente tira o brilho, aumenta a oleosidade e acelera a queda?
Mito. A água quente não provoca a queda. Wallace Künsch alerta que o brilho dos cabelos pode sim ser comprometido, devido à dilatação das cutículas provocada pela temperatura da água, pois o ph (grau que mede acidez e alcalinidade) das madeixas é elevado.
3- Lavar os cabelos todos os dias acelera a queda e deixa opaco?
Mito. Os cabelos que são muito oleosos precisam ser lavados todos os dias para retirar o excesso de sebo que o couro cabeludo produz. Uma orientação importante dada pela dermatologista é quanto à quantidade de xampu, que precisa ser pouca. “A gente não pode encher a mão de xampu e creme. Tem que ser um pouquinho e fazer espuma. Se você usa muito xampu e muito creme, você sobrecarrega a queratina do cabelo”.
4- Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho?
Verdade. Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria.
5- Xampu sem sal é melhor para os cabelos?
Verdade. De acordo, com a Dra. Karina, se o sal estiver numa concentração muito alta no xampu, ele vai danificar a cutícula do cabelo. “O sal puxa água. Uma molécula de sal carrega duas de água do fio. Por isso, quando a pessoa vai à praia e mergulha na água salgada, não deve ficar com o sal muito tempo no cabelo. O certo é tomar uma ducha de água doce. Xampu com pouco sal ou sem sal é melhor”, afirma.
6- O uso frequente de coloração pode estragar os cabelos?
Verdade. Dra Karina afirma que toda química, assim como a tintura, as escovas, os alisamentos, usados de forma muito frequente, pode quebrar a queratina do cabelo e fazer o cabelo perder brilho e resistência.
7- As fases da lua influenciam no crescimento do cabelo?
Mito. Não há nenhuma comprovação científica sobre isso. Mas é algo muito pessoal. Algumas pessoas acreditam fielmente.
8- Arrancar um fio branco faz com que nasçam dois no lugar?
Mito. O fio branco arrancado apenas será substituído por outro. A tendência de ter fio branco é genética, pessoal. Quando o cabelo começa a branquear e você arranca o fio, o folículo que está do lado não necessariamente vai gerar um fio branco. O cabelo começa a ficar branco e o processo é lento, acontece os poucos. Mas, fica a dica, o melhor é não arrancar.
9- O estresse pode causar queda de cabelo?
Verdade. É uma das grandes causas de queda de cabelo da atualidade.
10- Dietas radicais podem fazer o cabelo cair?
Verdade. Se a alimentação não for saudável podemos ter problemas com cabelos, pele e muitas outras partes do corpo. Uma alimentação saudável, conciliada ao uso de bons produtos, é uma garantia de cabelos lindos.
11- O uso de boné faz cair o cabelo?
Mito. O boné não seria o fator predominante na queda. Mas pode, sim, agravar e acelerar a queda do fio se a pessoa tiver, por exemplo, uma dermatite seborreica. O boné vai abafar o cabelo e aumentar a seborreia, e é ela, em excesso, que faz cair o cabelo.
12- Dormir de cabelos molhados faz mal?
Verdade. O ideal é lavar as madeixas horas antes de dormir. Porque ele vai ficar úmida, abafada e facilitar a proliferação de fungos e caspa, e isso leva à queda de cabelo.
Espero que ajudem, um beeeijo! Fiquem com Deus ;**
Nenhum comentário:
Postar um comentário